quarta-feira, 17 de março de 2010

A melhora deles e a nossa

Um professor de Patrocínio disse muito bem num vídeo produzido pelos jovens: "dizem que todo povo tem o governo que merece e, de certa forma, se ele é ruim, nós estamos precisando melhorar. Se a gente melhorar, com certeza a gente vai colocar representantes melhores... A melhora deles depende da nossa melhora".

Não é o governo sozinho que vai resolver todos os problemas, somos todos nós. Aprimorando os nossos conhecimentos e as nossas habilidades, podemos contribuir para melhorar o ambiente em que vivemos.

A simulação de votação feita pelos jovens no Expresso Cidadania é baseada em diferentes propostas de preservação do meio ambiente, que é um assunto do governo e de cada um de nós. Cada um de nós está tomando uma decisão política não só ao votar no político que prioriza o meio ambiente como também ao jogar lixo na rua ou ao separar o lixo reciclável do lixo não reciclável.

O cidadão que joga lixo na rua pouco pode reclamar do governo que não resolve o problema das enchentes, porque este mesmo cidadão não está fazendo a parte dele. Jogando lixo na rua, ele está contribuindo para entupir os canais de escoamento da água.

Ao governo municipal, cabe administrar a coleta e a disposição final do lixo do município. E a cada um de nós cabe administrar o nosso próprio lixo da melhor maneira, contribuindo para a sua redução, reutilização e reciclagem, de forma a manter o meio ambiente saudável e sustentável.

Você está fazendo a sua parte? E o governo da sua cidade? (vote na nossa enquete)

Fica a mensagem do professor: "A melhora deles depende da nossa melhora!"

5 comentários:

  1. Concordo que cada um, cada individuo deve fazer sua parte. Fazer o melhor onde estiver.
    Agora acho interessante dizer que nao importa partidos politicos. Nao importa em qual partido ele está e muito menos a existencia de suas designaçoes: ex.. aaa, bbb, ccc... isso nao importa.
    Todos votam para que o melhor ocorra para todos, entao nao faz sentido brigas politicas nem entre eles e muito menos entre nós.
    Acho que existem outras formas de fazer cada individuo melhor. Pois afinal, tudo depente so dele, para mudar sua vida. Claro que o redor, a educaçao no lar é fundamental e o redor influencia.

    E ninguem pode abafar ou ridicularizar minhas palavras. Elas vao surgir e ganhar força a cada dia. Como ja a cada dia ganha força.

    Nao depende do voto para ter um bom politico, depende do Todo.
    Gostaria de ver se o meu comentario ficaria aqui e se receberia ideias contrarias. Porque nao faz sentido receber ideias em cima de que tudo o que eu disse resume em: Tudo depende de Todos.

    ResponderExcluir
  2. o problema é quando o cidadão faz sua parte, procura tratar o meio ambiente de acordo com a cartilha do governo e depois, nas eleições, escolhe um candidato a dedo que irá, como governante, pisar na bola. É dose!!!!!!! Vira tudo blá, blá, blá!!

    ResponderExcluir
  3. Mas na realidade os partidos importam sim. Para começar, para ser candidato tem que ser filiado a um partido político; é a regra; e para fazer parte do partido, tem que seguir uma série de regras do partido. Não é fácil não. E se você não concordar com os partidos e quiser começar um partido novo, é tão difícil quanto.
    O negócio é que todo mundo acha que tem a melhor receita para resolver os problemas: é melhor aumentar ou diminuir a taxa de juros? é melhor mais programas sociais ou menos impostos e mais incentivo à livre iniciativa? é melhor construir pista para ônibus ou construir metrô? Ferrovias ou rodovias? Centro cultural ou centro esportivo? Revolução ou reforma?

    ResponderExcluir
  4. Nao, nao importa os partidos!
    Quando afirmo isto, estou dizendo que o que importa sao pessoas competentes independente do partido, de sua designaçao.
    Nao importa ninguem com suas designaçoes se nao fazem o melhor.

    O Tudo depende do Todo.
    As coisas melhoram nao exatamente porque colocamos alguem competente no trono e sim se cada um faz o melhor. Estou dizendo de algo mais profundo, estou dizendo da vida de Todo Mundo. Podemos ter um canditado aaa, e faz o melhor. Agora em nosso dia a dia, muitos nao fazem o seu melhor. A vida nao sera tao boa quanto poderia de ser.

    Todo Mundo deve fazer o melhor independente se o redor nao vai bem, isso é preciso.

    O Tudo depende do Todo.

    ResponderExcluir
  5. Pois é, com certeza! Às vezes o que a gente acha que é estar fazendo o melhor, na visão dos outros, não é estar fazendo o melhor. Mas o importante mesmo é tentar fazer sempre o melhor!

    ResponderExcluir